Quando olhamos para todo o tempo que já decorreu e provavelmente acontecerá, 100.000 anos se tornam quase invisíveis. A maior parte de espécies avançadas provavelmente goza de uma existência muito menor do que isso, fazendo com que nós (humanos) sejamos um breve pulso, um rápido piscar no tempo do universo.
As chances são, que dois piscares de inteligência em diferentes planetas, ocupando um mesmo espaço no tempo e proximamente o suficiente no universo, sejam tão pequenas que duas civilizações viajantes do espaço nunca façam qualquer tipo de contato. Enquanto ocupamos o nosso breve piscar na imensidão temporal e espacial do universo, outros planetas possuem as sementes para vida inteligente e outros somente as ruínas de civilizações avançadas.
Imagine todas as pessoas do planeta Terra que você deixou de conhecer porque viveram em outro pedaço de tempo da nossa civilização ou em outro pedaço de terra longe demais para que o encontro ocorresse. Agora imagine a mesma coisa, mas em uma escala universal.