quinta-feira, 28 de junho de 2012

5 anos de iPhone

Aproximadamente 5 anos atrás, Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone (ele foi lançado no dia 29 de Junho de 2007). Comparado ao iPhone 4S (o modelo mais atual) ele é um pedaço de pedra, mas assistindo à apresentação do primeiro modelo, algumas observações interessantes podem ser feitas:

"5 anos à frente de qualquer telefone"



5 anos de avanço:
Steve Jobs disse, durante a apresentação, que o iPhone estava 5 anos à frente de qualquer outro telefone. Creio que podemos confirmar esta informação olhando ao passado do iPhone e a evolução de outros aparelhos celulares. Até hoje não foi lançado nenhum outro aparelho que consiga juntar o poder e a interface amigável da mesma maneira que o iPhone conseguiu.

Parcerias:
Em uma época em que a telefonia móvel era extremamente "complicada", a Apple precisou ir atrás de alguns parceiros para que existissem aplicações (apps) para o iPhone. O Yahoo e o Google foram "fisicamente" através de seus CEO's para a apresentação explicar a parceria e o quão importante ela era. Hoje existem milhares de aplicações com as mais diversas finalidades para o iPhone.


Vendas:
Durante a apresentação, Steve Jobs arriscou e afirmou que os planos de venda do iPhone eram de pelo menos 10 milhões de unidades vendidas no ano de 2008. Sua previsão estava correta, durante o ano de 2008 foram mais de 11 milhões de unidades vendidas. É impossível esconder o sucesso quando um produto evolui tão rapidamente. Durante os dois primeiros trimestres de 2012, mais de 70 milhões de unidades já foram vendidas.

Nunca tive qualquer produto Apple, mas já "brinquei" com MacBooks, iPads e iPhones de alguns amigos e é impossível não reparar em quão profunda é a integração de software (programas) + hardware (aparelhos) que a Apple conseguiu fazer em seus produtos. É claro que esta integração traz uma certa limitação em alguns pontos, mas o conforto ao utilizar tais produtos é tamanho que as limitações são insignificantes.

Rumores indicam que a Apple irá mudar esteticamente o iPhone mais uma vez, adicionando uma tela maior de 4" e um visual diferenciado. Há também indícios de que o lançamento/apresentação do iPhone 5 será em Setembro ou em Outubro deste ano.

Abaixo o vídeo da apresentação do iPhone, muito legal ver como Steve Jobs sabia lidar com apresentações.

Parte 1:


Parte 2:

Nenhum comentário:

Postar um comentário