segunda-feira, 27 de abril de 2020

Os 5 R's do consumo consciente

Quando pensamos em consumo consciente, uma das primeiras coisas que vem a nossa cabeça é a reciclagem do nosso lixo. Porém a reciclagem é um dos últimos itens da lista ao qual devemos recorrer. Os "5 R's" originam de suas palavras do inglês conforme abaixo.


A tradução ficaria em:
  • Recusar
  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar
  • Decompor/Apodrecer
Utilizando a lista, podemos dar como exemplo nossa cozinha em casa. De maneira constante, devemos evitar e recusar trazer coisas para dentro de casa a fim de evitar a geração de lixo, assim já evitamos a necessidade de reciclá-los no futuro. Em seguida, analisamos todos os itens descartáveis. Papeis toalha, sacolas plásticas, etc que podemos reduzir dentro de nossa casa.

O que podemos substituir por itens não descartáveis? Os papeis toalha podem ser trocados por panos e trapos. Ainda é possível analisar como podemos reutilizar itens já existentes para evitar a aquisição de mais bens. Como por exemplo utilizar uma camiseta velha para fazer trapos.

Todos os itens que possuímos em casa devem ser dados destinos subsequentes, dando preferência à reutilização ou doação para outro fim ou então a reciclagem correta. Ainda temos todo o "lixo" orgânico produzido em nossa casa que deve ser descartado da maneira correta, sendo a mais viável e benéfica a compostagem através da decomposição da matéria orgânica para produção de solo saudável para a produção de plantas.

Mais informações: use the five rs to do a waste audit do site de Jane Goodall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário