sexta-feira, 17 de abril de 2020

"Quando foi a última vez que você se sentiu bem quando tentaram mudar à força sua forma de pensar?"

Com esta pergunta, Paul Hawken indica uma nova forma de lidar com a mudança climática. Não devemos forçar ideias e mudanças nos hábitos das pessoas. Não devemos culpar pessoas. Não devemos utilizar uma linguagem simples.

No vídeo abaixo, Paul Hawken explica de forma simples como o projeto Drawdown coloca a mudança climática e a ação dos indivíduos sob uma nova ótica.

Paul Hawken utiliza como exemplo, o que pensa uma mulher solteira, com dois filhos, trabalhando em dois empregos para se sustentar ao ser cobrada, questionada sobre suas emissões de carbono, estabilização, mitigação dos gases do efeito estufa? Não é uma linguagem prática.

As soluções normalmente utilizadas são intrinsecamente ligadas à grandes corporações e à redução de seus lucros e cessão de suas atividades. Isto é certeza de que não acontecerá com nossa estrutura sócio-político-econômica. Soluções apresentadas para os indivíduos também são ineficientes, trocar as lâmpadas, dirigir menos, tomar banhos mais curtos... Isto tudo não têm efeito real.

O aquecimento global, segundo Paul Hawken, é uma bênção. É um feedback sobre nosso sistema e podemos aprender e agir com base nele. Assim como no colégio ou em uma empresa o feedback se ignorado leva ao fracasso, expulsão do colégio, repetição do ano, demissão, etc.

Paul Hawken é fundador do projeto Drawdown que elaborou diversas soluções não tradicionais para reverter a mudança climática. Abaixo, reproduzo algumas das que possuem o maior impacto:

Saúde e Educação:
Nesta área, os autores resumem as melhores ações em Educar Garotas e Planejamento Familiar. A reprodução não planejada afeta diretamente a mudança climática, colocando mais responsabilidades na mão de mulheres que precisam abrir mão de seus sonhos por conta da falta de acesso a formas de contracepção e igualdade na sociedade no que tange escolher o momento de ter, ou não, filhos. A educação de garotas impacta diretamente o planejamento familiar, permitindo que mulheres se empoderem. Mulheres com maior acesso à educação têm menos filhos e estes são mais saudáveis.

Reduzir o desperdício de alimentos:
Um terço de todo alimento do mundo nunca é comido. Isto significa que terra e recursos são utilizados e contribuem para a mudança climática de forma desnecessária. A manutenção da estrutura para armazenar alimentos, mudanças a nível de produção e distribuição e a intervenção de governos para reduzir o desperdício podem ajudar na redução de emissões bem como auxiliar na demanda de alimentos em todo o globo evitando que pessoas fiquem sem algo que é atualmente produzido em excesso.

Dietas ricas em vegetais:
Uma área bastante óbvia mas imensamente ignorada por diversos grupos ambientalistas é o aumento do consumo de dietas ricas em vegetais. Um quinto das emissões globais vem da dieta ocidental centralizada no consumo de carne. Dietas focadas em plantas são mais limpas para o meio ambiente e costumam ser mais saudáveis. Se o gado do mundo fosse uma nação, seriam a terceira maior causadora de emissões causadoras da mudança climática.

Administração e manuseio de refrigeradores:
Aqui, fala-se sobre o destino correto e redução do uso de geladeiras e máquinas de ar-condicionado. Na década de 80 o protocolo de Montreal baniu o uso de gases HFC, maiores causadores de buraco na camada de ozônio, porém o seu substituto, apesar de não afetar a camada de ozônio, é um grande causador do aumento de temperatura da atmosfera. O correto uso, em especial em seu fim de vida, é essencial para evitar que estes gases sejam liberados na atmosfera. Existem alternativas para sua reutilização ou transformação em outros subprodutos que não possuem o mesmo impacto.

Restauração de florestas tropicais:
Nas últimas décadas as florestas tropicais sofreram grande degradação. Permitir a restauração das florestas tropicais pode ajudar a "sequestrar" uma grande parcela do co² (dióxido de carbono) produzida todos os anos. O ressurgimento das florestas permite a retomada de interações da fauna e da flora que recriam e reforçam diferentes papeis importantes para o sustento da vida na terra; o ciclo da água, conservação do solo, proteção do habitat, etc.

Mais informações sobre Paul Hawken podem ser encontradas em seu site.

Mais informações sobre o projeto Drawdown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário