segunda-feira, 13 de abril de 2020

Global ou local?

Mais um vídeo da série "The Inspiration Journey". Este com falas do autor dos livros "Sapiens", "Homodeus" e "21 lições para o século 21", Yuval Noah Harari. Neste vídeo o autor fala sobre como a humanidade precisa de uma história, uma narrativa, para dar sentido ao mundo e como perdemos nossa história recentemente.


 
A história recente diz que a economia está sendo globalizada e a política sendo liberalizada e tudo dará certo. Teremos o paraíso na terra. Com as crises econômicas em 2016 uma grande porção do globo deixou de acreditar nesta história, nesta narrativa. E quando não temos uma narrativa, fica difícil de entender o que está acontecendo.

Para conseguir entender o mundo precisamos criar uma nova narrativa. Na narrativa anterior a divisão era entre esquerda e direita, porém agora a ideia principal fica entre global vs. local. Provavelmente precisamos de novos modelos políticos e de modo de pensar para dar sentido à narrativa. Possuímos uma economia e ecologia global, mas entramos em uma era que reforça a política nacional. A política nacional não faz sentido em um mundo globalizado.

Para enfrentar os novos desafios econômicos e ecológicos precisamos de um nível de  comprometimento superior ao nacional. Precisamos de um comprometimento global. E este tipo de comprometimento pode parecer difícil, mas nunca impossível. É um desafio que a humanidade precisa superar.

O autor elabora que a humanidade possuí uma facilidade maior em olhar para trás do que para a frente quando confrontada com desafios. Possuímos a Rússia retornando a um modelo Czarista com Putin, Brasil e Estados Unidos focando em ideias nacionalistas ultrapassadas com Bolsonaro e Trump, etc. É uma ideia que dificilmente funcionará, tendo em vista que o mundo nunca foi tão globalizado economicamente e nunca tivemos noção do quão global é a situação ambiental, mas dá a noção de que é mais fácil retornar à última posição de conforto e segurança (quando nossa nação foi grande, ou pelo menos imaginamos que foi) do que pensar em um novo modelo.

Não estamos mais em um momento em que o nacionalismo funciona. Todos os grandes problemas do mundo hoje são globais (ecológicos, tecnológicos, etc). Vivemos todos em um mesmo planeta que está ameaçado pelas nossas ações. Se não possuirmos um sistema político global de cooperação, não conseguiremos resolver estes problemas com nacionalismo. Os problemas ecológicos são exemplos mais fáceis e conhecidos, contudo a ruptura tecnológica que tirará milhões de empregos do mercado impactará todas as nações e não é em um nível nacional que resolveremos esta situação.

Como membros da espécie Homo Sapiens, somos dependentes do sistema ecológico global, pois ele está interconectado com todos os subsistemas. Ao mesmo tempo, nossa natureza social como Homo Sapiens nos limita a uma capacidade de no máximo 150 indivíduos de intimidade. Este é o desafio, criarmos uma rede global de cooperação para a permanência de nossa espécie no globo sem destruí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário